Cadastro positivo: Como funciona e quais benefícios.

Cadastro positivo: Como funciona e quais benefícios. O cadastro positivo é igual ao seu boletim escolar, que lá está registrado tudo que as pessoas fazem, os pagamentos são registrados no histórico e transformados em pontuação. Isso permite que a sua análise de crédito seja mais justa na hora de solicitar um empréstimo ou financiar um bem, já que a capacidade de pagamento é bem maior. 

Os tipos de pagamento analisados são, as de empréstimos e financiamentos e as frequentes como água, luz e internet. 

Ao consultar o cadastro a empresa não tem acesso às informações como, salário que a pessoa ganha, saldo bancário, nem limites de cartões. As pessoas que desejam consultar seu Score podem é grátis e qualquer pessoa pode acessar essa informação. 

Cadastro positivo: Como funciona e quais benefícios.
Cadastro positivo: Como funciona e quais benefícios.

O que é cadastro positivo? 

O cadastro positivo SPC é uma ação em que é criado um banco de dados com histórico de pagamento dos consumidores. A consulta pode ser realizada em sites como o Serasa, as informações disponíveis são apenas o que foi pago e estabelece a pontuação conforme a pontualidade da pessoa. 

Em 2011 foi sancionada a lei do Cadastro Positivo, e houve modificação por meio da Lei Complementar nº 166/19 em junho de 2021. Antes de haver a mudança, as financeiras e bancos só podiam fazer a atualização do histórico dos clientes se eles autorizaram. Após a mudança, o cadastro dos consumidores é realizado automaticamente mesmo sem a autorização.  

cadastro Positivo SPC, junta todas as informações das pessoas, sobre seus pagamentos das suas dívidas, desde as de consumo até as de financiamentos e empréstimos.   

O registro é feito por meio do CPF de cada pessoa e está sendo atualizado constantemente pelas instituições de crédito, sendo considerado os pagamentos na data de vencimento. 

Cadastro positivo Serasa vale a pena? 

Quando uma pessoa não consegue pagar suas dívidas ou atrasa alguma, e elas vão se acumulando, o consumidor vai perdendo pontos no Serasa Score.  

Com o Cadastro Positivo do SPC, o consumidor pode aumentar a pontuação do Score assim que pagar suas dívidas pendentes. O cadastro positivo do SPC vale a pena, pois é através dele que o consumidor poderá ser avaliado e com a pontuação máxima pode realizar compras em qualquer estabelecimento ou contratar um crédito de forma mais simples e rápida. As pessoas que tiveram seu nome inserido no Cadastro positivo SPC contam com muitas vantagens. O cadastro negativo já faz tempo que existe, agora é hora de criar o cadastro positivo para os consumidores. Com o cadastro positivo o consumidor pode mostrar toda sua vida financeira. 

Para os profissionais autônomos que necessitam de um crédito, mesmo não tendo uma comprovação de renda, apenas fazendo a análise do cadastro positivo é possível que as instituições liberem o crédito mais rápido. 

Para os que já contam com um crédito, é bem provável que o valor do crédito tenha um aumento e suas taxas de juros diminuam. 

Como saber se meu nome está no cadastro positivo? 

As informações sobre o cadastro positivo do SPC são controladas por meio de quatro birôs de crédito, para quem deseja acessar pela primeira vez essa ação é bem complicada, pois o consumidor deverá realizar cadastros e confirmações. A consulta ao sistema, é realizada através do site da empresa SPC Brasil, Serasa Experian, Boa Vista SPC e Quod basta procurar a opção “cadastro positivo”. É preciso realizar uma inscrição no site de algumas dessas empresas, disponibilizar nome completo e todos os documentos pessoais, a data de nascimento, nome da mãe. Alguns casos são solicitados fotos do RG e uma self. 

É seguro fazer o cadastro positivo no Serasa? 

cadastro positivo SPC tem acesso apenas às informações do histórico de pagamento dos consumidores, é muito seguro e oferece ao consumidor a garantia de que seus dados serão preservados. Com o cadastro positivo, todo o histórico do consumidor é levado em consideração. Ele atua como um boletim escolar. Onde ao pagar sua dívida em dias, seja ela de empréstimos ou dívidas frequentes a sua pontuação aumenta automaticamente. Isso garante ao consumidor o benefício de comprar em vários lugares com mais facilidade. O cadastro positivo do Serasa é seguro, não fornece documentos, nem valor do salário do consumidor e nem limites de cartões de crédito.  

Qual a importância do Cadastro positivo 

Hoje para solicitar um crédito, fazer compras parceladas ou mesmo solicitar um cartão de crédito ao consumidor enfrenta muitos obstáculos. Com o cadastro positivo SPC isso mudou e agora é muito mais fácil, ao realizar uma compra ou solicitar qualquer serviço bancário de contratação de dinheiro o banco faz uma busca no cadastro positivo e verifica todas as suas informações financeiras, através dessa verificação é que será decidido se o consumidor terá ou não a sua compra o seu pedido de crédito aprovado.  

Leia também: Como limpar seu nome de um jeito simples e pratico.

De acordo com análise do crédito positivo, a verificação de crédito é mais detalhada e o consumidor pode até ter descontos em suas taxas de juros. 

O consumidor que não quiser aparecer no cadastro positivo pode pedir para tirar o nome do banco de dados. O consumidor irá enfrentar a mesma burocracia do primeiro acesso. O pedido para a retirada do nome do banco de dados pode ser realizado em um dos quatro Birôs. A retirada do nome no cadastro positivo leva até dois dias úteis depois do pedido de retirada. agora você sabe para que serve o Cadastro positivo: Como funciona e quais benefícios.


Posts Relacionados: